Ibama multa em mais de R$ 1 milhão empresa que queimou vegetação de área reservada no Paraná
2005-06-20
Será de R$ 1,331 milhão o valor da multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Paraná à empresa Compensados Itamarati, de Palmas, por ter queimado 181,97 hectares de vegetação numa área conhecida como fazenda São Cristóvão. O local fica dentro dos 16.445 hectares de uma região reservada pelo Ministério do Meio Ambiente para abrigar o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas.
Numa área de 98,81 hectares, os analistas ambientais do Ibama encontraram exemplares adultos de espécies florestais (araucária, imbuia, xaxim), indicando que o local foi explorado num estágio posterior ao estágio de regeneração inicial da floresta.
De acordo com o Ibama, a autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apresentada pelo proprietário da área, somente previa exploração em Floresta em Estágio Inicial de Regeneração. Além disso, a autorização estava vencida desde maio de 2004 e previa o corte de 99 hectares e não mais de 180 hectares. Numa outra área desmatada, de 83,16 hectares, foi encontrado um plantio recente de Pinus.(Radiobras, 17/07)