Comitê busca implantação do Plano Hídrico do São Francisco
2005-06-20
A concentração de esforços para a implantação efetiva do Plano de Desenvolvimento Hídrico da Bacia Sanfranciscana e para a condução do cadastramento dos usuários de suas águas foram as medidas defendidas, nesta quinta-feira (16), pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, José Carlos Carvalho, durante a VI reunião plenária do Comitê, em Pirapora (MG).
Segundo ele, — o cadastramento é essencial para o conhecimento da realidade da área no que se refere a usos outorgados e usos clandestinos para que se possa saber o uso efetivo das águas e, a partir daí, disciplinar a distribuição entre os setes estados da Bacia.
As dificuldades de conclusão do cadastro ocorrem por falta de recursos para a Agência Nacional de Águas (ANA), que dá suporte à atividade. O presidente do CBHSF disse que são fundamentais para a consolidação do Comitê o incremento da discussão do Pacto das Águas e o amadurecimento da idéia de criação da Agência da Bacia do São Francisco.
Na opinião de diversos membros do Comitê, é preciso investir mais e melhor na divulgação do cadastro do usuário e de seus objetivos e no debate técnico quanto ao modelo de agência de bacia a adotar no Rio São Francisco. Consideram importante, também, que a nova direção do CBHSF intensifique os trabalhos de implantação e operacionalização dos Escritórios Regionais do Comitê. (Governo do Estado de Minas Gerais, 17/6)