Combater a desertificação exige esforço integral, diz ministra
2005-06-20
A desertificação no Brasil pode atingir 1.482 municípios, alcançando uma área de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados. Nessa região, que abrange o Nordeste e parte dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, vivem cerca de 32 milhões de pessoas. A maior parte dessa população não tem acesso à água potável e ao saneamento básico.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o esforço para combater a desertificação tem por base recomendações de uma Convenção das Nações Unidas assinada pelo Brasil. O País conta hoje com um programa de ação nacional de combate a essa prática. Marina Silva considera que para colocar o plano em prática é preciso um esforço integral das esferas de governo federal, estadual e municipal, da sociedade, das instituições de pesquisa e das comunidades locais.
De acordo com a ministra, o semi-árido brasileiro é o mais habitado do mundo, o que aumenta a responsabilidade do país no combate à desertificação. Marina Silva abriu o Seminário de Harmonização de Políticas Públicas de Combate à Desertificação e de Convivência com o Semi-Árido. O encontro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), marca o Dia Mundial de Combate à Desertificação, instituído pela Organização das Nações Unidas e comemorado hoje. (Terra Notícias, 17/06)