Prêmio Motosserra de Ouro para MT ganha projeção internacional
2005-06-20
A má fama do Brasil no cuidado com suas florestas está disseminada pelo Exterior. Agências de notícias européias divulgaram, na semana passada, que o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, ganhou o prêmio Motosserra de Ouro, atribuído pela ONG Greenpeace do Brasil.
A votação terminou na quinta-feira (16/6), com um total de 27.849 votos. Maggi recebeu 10.348 votos (37,2%), seguido pelo presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, com 7314 votos (26,3%).
–Com dois anos de Governo, a sua [Maggi] principal façanha foi transformar o estado de Mato Grosso no campeão do desmatamento, disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace. Adário denuncia que, dos 12.576 quilômetros quadrados desmatados no estado, 8.400 foram feitos de forma ilegal, e é responsabilidade do Governo do estado fazer valer a lei.
Segundo a Greenpeace, 2003 e 2004 foram os anos de maior desflorestação, chegando aos 26.130 quilômetros quadrados, uma área equivalente a mais de oito mil campos de futebol destruídos por dia. –A Amazônia tem pressa. Se nada for feito, corremos o risco de lamentar, a cada ano, o desaparecimento da maior floresta tropical do planeta, disse o coordenador de campanha da ONG.
A Greenpeace adianta que foi contatada pelo gabinete do Estado de Mato Grosso para que seja marcada uma reunião onde será discutida a política ambiental do governo da região. (Ecosfera, 17/6)