Senador republicano tenta incluir corte de poluição em lei de energia nos EUA
2005-06-20
Um senador republicano que tenta arrebanhar aliados para o projeto sobre energia que tramita no Senado norte-americano está pedindo à Casa Branca, com urgência, e aos senadores, que suportem o compromisso de seu partido no propósito do aquecimento global, incluindo cortes mandatórios com relação à poluição causada pelas emissões de gases de efeito estufa.
O senador, Pete V. Domenici, do Novo México, encotnrou-se com o vice-presidente Dick Cheney, na última sexta-feira (17/6), para discutir a questão climática, que será o foco da reunião desta semana, quando os senadores vão retomar o trabalho sobre a lei da energia.
Domenici, secretário do Comitê de Energia e Recursos Naturais do Senado, está preparado para tornar-se copatrocinador de uma chamada que prevê reduções mandatórias anuais de 2,4% no crescimento da poluição dos assim chamados gases de efeito estufa, caso se convença de que isto não vai trazer riscos ao projeto de lei. Contudo, há opositores que estimam que Domenici não sustentaria tal provisão, sendo empurrado pelo senador Jeff Bingaman, Democrata do Novo México, caso suas propostas ameaçassem o conjunto da legislação energética. (NY Times, 20/6)