Desertificação e poeira representam ameaça global, diz estudo da ONU
2005-06-20
A desertificação ameaça expulsar milhões de pessoas de suas casas nas próximas décadas, e enormes nuvens de poeiras podem afetar a saúde de pessoas a milhares de quilômetros de distância, afirmaram especialistas responsáveis pela elaboração de um relatório internacional na última quinta-feira (16/6).
- A desertificação surge como um problema global que afeta a todos - disse Zafar Adeel, diretor-assistente da academia hídrica da Universidade da ONU e um dos principais autores do relatório que resume o trabalho de 1.360 cientistas de 95 países.
Dois bilhões de pessoas vivem em áreas áridas vulneráveis a faixas da Ásia central, afirmou o pesquisador. As tempestades podem levar a poeira do deserto do Saara, por exemplo, até a América do Norte, causando problemas respiratórios nos habitantes de lá.
A superutilização do solo para pasto e para plantações, o crescimento exagerado da população e o mau uso da irrigação estão contribuindo para a desertificação, afirma o documento. Segundo o texto, entre 10 e 20% das regiões áridas já estão degradadas.
O aquecimento global, atribuído às emissões de gases que provocam o efeito estufa por carros, fábricas e usinas termelétricas, deve agravar o problema nas próximas décadas, causando enchentes, secas e ondas de calor. ( Reuters, 16/6)