Angra 1 e Angra 2 operam a todo vapor para garantir sistema
2005-06-17
As Usinas de Angra 1 e Angra 2 atingiram nesta quinta-feira plena carga para garantir a estabilidade do sistema interligado da região Sudeste. As duas usinas estão funcionando a plena carga a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para garantir o fornecimento de energia sem problemas.
A medida foi necessária porque desde o fim da tarde da última terça-feira, duas das três linhas em corrente alternada da usina de Itaipu saíram do sistema devido a ventos fortes que derrubaram nove torres nas duas linhas de transmissão. Com isso, Itaipu foi obrigada a reduzir em 3 mil megawatts a geração de energia.
Atualmente, a usina opera com apenas uma linha em corrente alternada e outras duas em corrente contínua.
A usina nuclear de Angra 2 atingiu 100% de sua capacidade e está gerando 1.350 MW, enquanto que Angra 1 está com quase 100% de capacidade gerando 585 MW. Além das usinas nucleares, a ONS suspendeu as paradas programadas para manutenção de diversas hidrelétricas, determinando que diversas usinas termelétricas a gás natural, incluindo as do Rio de janeiro, e também a carvão, ficassem prontas para serem acionadas em caso de necessidade. As estimativas iniciais são de que uma das linhas volte a operar somente no fim deste mês e outra no início de julho.(O Globo, 16/06)