Abertas as comportas de Itá e Machadinho
2005-06-17
As fortes chuvas que caíram desde o último fim de semana na região Norte do Estado levaram a empresa que administra as usinas hidrelétricas de Itá e Machadinho, na divisa com Santa Catarina, a determinar a abertura de todas as comportas das duas barragens. Na usina de Itá, localizada na divisa de Aratiba com o município catarinense de Itá, estão abertas seis comportas. O ingresso de água no local era de cerca de 8 mil metros cúbicos por segundo e passavam pelas máquinas 1,4 mil metros cúbicos por segundo. O excedente foi desprezado. O nível do reservatório está sem capacidade para amortecer a cheia.
Na usina Machadinho, na divisa de Maximiliano de Almeida com o município catarinense de Piratuba, a entrada de água alcançou os 6 mil metros cúbicos por segundo. As oito comportas foram abertas. Passavam pelas máquinas da hidrelétrica 1,2 mil metros cúbicos por segundo e o excedente também foi desprezado.O ingresso de água nas duas barragens começou a diminuir um pouco ontem. A informação é do gerente das hidrelétricas, Elinton Chiaradia.
Com as chuvas que caíam na cabeceira do rio Uruguai e de afluentes, abastecendo as duas barragens, a lógica indica agora o aumento do volume de água ao longo do rio, após a abertura das comportas, uma vez que não há como segurar a cheia. (CP, 17/06)