Espanha investirá 82 milhões de euros para amenizar os efeitos da desertificação
2005-06-17
O Ministério do Meio Ambiente da Espanha destinará, durante o período 2005 a 2008, mais de 82 milhões de euros para mitigar os efeitos da desertificação, um mal que afeta mais de um terço da superfície da Espanha. As comunidades Valenciana, Murcia e Canárias estão em situação de risco muito alto de que a deserificação afete 100% de seu território.
Para realizar ações oportunas, o Ministério subscreverá acordos com Aragão, Asturias, Baleares, Canárias, Cantabria, Castilla-La Mancha, Castilla y León, Extremadura, Galícia, La Rioja, Madri, Murcia e Valencia. As comunidades nas quais o risco de desertificação é menor são as de Asturias, Galícia (onde esse risco é nulo), Cantabria (0,28% do território, com baixo risco) e País Basco (6,69%, com risco médio).
Com a maioria de sua superfície em alto risco estão a Catalunha, as Canarias, Murcia e a Comunidad Valenciana, enquanto que regiões como Andaluzia ou Madri têm alto risco. Em situação de risco moderado estão Aragão, Baleares, Castilla de La Mancha, Extremadura, La Rioja e Navarra. (El Mundo, 17/6)