Programa inédito de educação ambiental forma agentes prevencionistas
2005-06-17
Um inédito programa de educação ambiental que integra governo do Estado e empresas privadas vai reunir neste fim de semana cerca de 500 voluntários de todas as regiões do Rio Grande do Sul, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O seminário de formação de Agentes Prevencionistas para a área ambiental será aberto às 9 horas de sábado pelo vice-governador Antonio Hohfeldt.
O Programa de Educação Ambiental Compartilhado envolve esforços das secretarias estaduais de Educação e do Meio Ambiente, dos grupos empresariais Gerdau, Aracruz e Vipal, da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres. Conta com o apoio do Sistema Fiergs / Ciergs, do Senac, Federação das Associações de Municípios do RS e Prefeitura de Porto Alegre.
A iniciativa está vinculada ao Projeto Escola Aberta para a Cidadania e ao conjunto de ações desenvolvidas pela Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, com 150 escolas participantes. Os voluntários vão receber o Manual do Agente Prevencionista, na versão impressa e em CD.
— No retorno às localidades de origem, atuarão como mobilizadores comunitários-, explica o coordenador do Programa, Tulio Amorim Carvalho, assessor da Direção da Fepam.
Segundo Carvalho, os voluntários vão identificar problemas ambientais, discuti-los com as pessoas diretamente atingidas por eles e propor ações objetivas em conjunto com as escolas e as prefeituras.