Apresentada no Peru a primeira locomotiva a gás do mundo
2005-06-17
A primeira locomotiva a gás do mundo começou a funcionar no Peru, gerenciada pela empresa Ferrocarril Central Andino. O trem, que contamina muito menos, fará o trajeto que une Lima com a serra central peruana.
O novo veículo transportará mercadorias desde a zona mineira e agropecuária e possibilitará a melhoria das condições ambientais daquela zona, já que emite muito menos gases contaminantes do que os trens convencionais.
A locomotiva, que se move com gás natural procedente de uma importante unidade de Camisea, na selva central, foi apresentada ontem (16/6) à imprensa pelo presidente do diretório da empresa, Juan de Dios Olaechea. – Esta locomotiva a gás, a primeira do mundo desenhada por peruanos utilizando o gás natural peruano, vai servir para o desenvolvimento do Peru, o que é fundamental, disse o ministro dos Transportes e das Comunicações, José Ortiz, durante a cerimônia do primeiro trajeto.
As operações da empresa, que antes era administrada pela estatal Enafer Perú, são apenas de cargas, e não de passageiros, pois falta um túnel que atravesse os Andes. Uma viagem a Huancayo, 315 quilômetros a leste de Lima, capital do país, leva 15 horas, assinalou Olaechea. A Ferrocarril Central, construída nos final do século XIX, deixou de transportar passageiros em 1990. (El Mundo, 17/6)