Biogás indicado para 3 cidades gaúchas
2005-06-16
Porto Alegre, Passo Fundo e Gravataí foram as três cidades escolhidas para integrar o grupo de 30 cidades onde serão realizados estudos sobre o uso de gás de aterros e lixões em troca de créditos de carbono. Os municípios, selecionados entre as 200 maiores cidades do país, foram divulgados ontem pelos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades e poderão se valer do biogás na forma de energia para movimentar máquinas em empresas, veículos e para consumo como energia elétrica.
As três prefeituras aplicam o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, previsto pelo Protocolo de Quioto. Os estudos serão financiados pelo governo japonês, que repassará 979 mil dólares até o fim de 2006. O secretário de Captação de Recursos de Gravataí, Sérgio Targanski, disse que os valores serão distribuídos conforme o volume de resíduos produzidos e aproveitados.
A expectativa é de que em 40 dias os estudos se iniciem. Os ministérios acreditam que até o final do ano o certificado seja emitido, com base na avaliação da vida útil do aterro. O Brasil participa desse mercado desde 2004, tendo projetos no Rio e em Salvador para geração de energia a partir do biogás. (CP, 16/06)