Eucalipto é considerado patrimônio genético brasileiro
2005-06-16
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) reconheceu os direitos soberanos dos Estados sobre seus recursos naturais, segundo matéria do informativo da Sociedade Brasileira de Silvicultura publicado na semana passada. De acordo com a CDB, estes recursos naturais não estão restritos às espécies nativas.
Eles também se referem às espécies domesticadas ou cultivadas em meios onde tenham desenvolvido as suas propriedades específicas. A matéria afirma que, com este tipo de conceituação, diversas variedades de espécies exóticas introduzidas no Brasil há décadas passam a ser consideradas integrantes do patrimônio genético nacional. É o caso de muitas variedades de eucalipto, cujas espécies são nativas da Austrália, algumas cultivadas no Brasil há mais de 100 anos.
A existência de programas de melhoramento genético que possibilitaram a criação de variedades brasileiras, perfeitamente adaptadas às nossas condições, permite considerá-las patrimônio genético brasileiro. (Informativo Aracruz, 15/6)