Famurs e governo do Estado lançam programa de educação ambiental
2005-06-16
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) lançou, em parceria com o governo do Estado e as empresas Aracruz Celulose, Borrachas Vipal e Grupo Gerdau, o Programa de Educação Ambiental Compartilhado – Agente Prevencionista. O evento ocorreu no auditório da entidade na manhã do dia 14 e contou com a participação de cerca de cem pessoas, entre professores e secretários municipais de Meio Ambiente e de Educação.
Segundo o assessor técnico da Área de Meio Ambiente da Famurs, Valtemir Goldmeier, a intenção inicial da Secretaria da Educação do Estado era disponibilizar o programa somente para os 150 educandários estaduais integrantes do Escola Aberta para a Cidadania. Entretanto, numa iniciativa da federação, os municípios foram incluídos e aqueles que já fazem parte do Escola Aberta poderão indicar um colégio municipal para participar. Os municípios envolvidos deverão indicar um representante a fim de participar do treinamento para agentes prevencionistas que ocorrerá sábado e domingo na Fiergs. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail lilianmz@fepam.rs.gov.br ou pelo fone 51 3212 3998, com Lilian.
Também no dia 14, foi lançado o Manual do Agente Prevencionista. O livro é uma produção da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente – por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) –, da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres (ACPM), e das empresas Aracruz Celulose, Borrachas Vipal e Grupo Gerdau. Apóiam a iniciativa, além da Famurs, a Fiergs, o Senac e a Prefeitura de Porto Alegre. O secretário de Educação, José Fortunatti, explica que a metodologia do programa prevê capacitação de professores, parceiros e voluntários, visitas de acompanhamento, documentação dos projetos e formação de grupos com as comunidades nas escolas que pertencem ao Escola Aberta. (Gazeta do Sul, 15/06)