Novo sismo sacode o Centro do Chile
2005-06-16
Um tremor de intensidade regular foi sentido ontem em Santiago e outras cidades da região Central do Chile, um dia depois do terremoto que deixou 11 mortos no Norte do país. O tremor, de 4,9 graus na escala Richter, foi registrado às 12h30min locais (13h30min de Brasília), e teve seu epicentro localizado no litoral de Valparaíso, a 110 km de Santiago, segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile.
O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi) informou que o novo tremor não causou vítimas, nem danos materiais. O terremoto de segunda-feira (13/6) à noite, de 7,9 graus, deixou cerca de 200 feridos e os danos materiais ainda estavam sendo avaliados.
O terremoto ocorreu por causa de um choque entre as placas tectônicas Nasca e Suramerica, que pelo menos uma vez a cada cem anos provocam tremor no Norte do Chile. O presidente chileno, Ricardo Lagos, cancelou a viagem que fazia pela Europa e, da Suécia, tomou um avião para retornar ao país.
Autoridades da área de saúde afirmaram que a rede hospitalar está em boas condições para atender os feridos, embora vários vilarejos estejam isolados e com falta de água potável. A Força Aérea chilena transportou ontem aproximadamente 15 toneladas de remédios, barracas, cobertores e outros itens de ajuda de primeira necessidade.
Também ontem, um tremor de intensidade moderada - 5 graus na escala Richter - sacudiu várias cidades da região Sul do Peru, causando alarme e pânico na população das áreas afetadas, mas sem provocar danos ou vítimas, de acordo com informações do Instituto Geofísico local.
O epicentro do tremor, ocorrido na madrugada desta terça-feira, localizou-se no Oceano Pacífico, a 350 quilômetros ao Sul da capital peruana, Lima, e a uma profundidade de 36 quilômetros. (CP, 15/6)