Poluição de lagoas será tema de fórum ambiental
2005-06-15
Maltratada há anos pelo lançamento de esgoto in natura em suas águas, a Lagoa de Araruama está prestes a sucumbir. Ela está entre as mais poluídas do sistema lagunar da Região dos Lagos — e seus problemas, como o mau cheiro, a redução de oferta do pescado e o baixo índice de balneabilidade começam a se refletir diretamente na qualidade de vida da população e no turismo da cidade. Buscar soluções rápidas e eficientes para salvar a Lagoa de Araruama é uma preocupação das autoridades locais e ambientais, que participarão do VI Encontro Nacional dos Centros de Referência do Movimento Cidadania pelas Águas-Brasil, entre os dias 16 e 19, em Cabo Frio.
Também serão debatidas outras questões ambientais, como a transposição do Rio São Francisco, a agricultura dos transgênicos e o uso de agrotóxicos, a privatização dos serviços de saneamento, as alterações no clima e o Protocolo de Kyoto. Segundo o coordenador do Movimento Cidadania pelas Águas-Brasil, o engenheiro José Chacon de Assis, serão apresentadas propostas.
— Nossa intenção é aprofundar o debate sobre o uso racional dos recursos hídricos e outras questões ambientais — disse Chacon. (O Globo, 14/06/2005)