Fechado reator nuclear de pesquisa no Japão
2005-06-15
Um reator nuclear de pesquisa japonês foi fechado na última quinta-feira (10/6) devido a más condições de funcionamento, mas não houve vazamento de radioatividade para o ambiente e nenhum trabalhador foi afetado pelo problema operacional, disse o Ministério de Educação e Ciência do país.
O reator nuclear de 3,5 megawatts, pertencente ao Instituto de Pesquisas de Energia Atômica, localizado em Tokaimura, norte de Tóquio, foi fechado manualmente às 11h29min (hora local) da última quinta-feira (10/6) devido a problemas em uma de suas células, assinalou um comunicado do ministério. Segundo o documento, estão sendo realizadas checagens no local. Um oficial do ministério assinalou que o incidente não foi sério.
–O reator foi fechado por segurança, disse Terumi Aoki, diretor para a área de regulação nuclear do Ministério de Educação e Ciência. Segundo ele, é mais um caso de mau funcionamento do que de acidente. Aoki acrescentou que o reator poderia eventualmente ser restabelecido, uma vez que se tenha certeza a respeito das causas de seus problemas.
Um dos piores acidentes nucleares em unidades atômicas do Japão aconteceu em uma planta de processamento de urânio em Tokaimura, em 30 de setembro de 1999, quando uma reação nuclear em cadeia descontrolada foi disparada após trabalhadores mal treinandos usarem cilindros para misturarem combustível nuclear em um tubo. Devido a isso, a radiação resultante matou dois trabalhadores, forçando a evacuação de milhares de residentes das redondezas. (PlanetArk, 14/6)