Chuva chega para aliviar seca na Austrália
2005-06-15
Produtores rurais australianos começaram a dançar na chuva que chegou no início desta semana após quatro anos de uma seca que atingiu grandes partes do Leste do país. A precipitação seria suficiente para permitir a muitos fazendeiros plantarem sementes no inverno após meses de espera, disse o ministro da Indúsyria de New South Wales, Ian Macdonald.
A Austrália, segundo maior exportador de trigo, apenas superado pelos Estados Unidos, é o maior fornecedor do cereal para a Ásia e o Oriente Médio. – Os produtores estão dançando na chuva, disse o plantador Chris Groves , por telefone, à reportagem da agência Reuters. Groves é morador de Cowra, localizada 250 quilômetros a oeste de Sydney. –Esta chuva tem o potencial de salvar nossa safra de cereais de inverno, assinalou.
Os produtores rurais do leste da Austália enfrentaram três meses de uma seca ainda mais intensa, sem uma gota de chuva caindo do céu. Algumas áreas sequer ainda se recuperaram da pior seca da Austrália já vista neste século, a qual destruiu lavouras e causou uma redução violenta dos estoques e do rebanho desde 2002. (Reuters, 14/6)