Sistema socializará informações sobre fontes que tratam do meio rural brasileiro
2005-06-14
Disponibilizar na web um instrumento ágil e de fácil utilização que permita a identificação e caracterização detalhada das fontes de informação disponíveis sobre o meio rural brasileiro. Esse é o objetivo proposto pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural e Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) para o sistema de informações que está sendo discutido junto ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).
A proposta surgiu da avaliação conjunta dos resultados de um estudo anterior - realizado pelo Dieese, a partir de uma proposição do NEAD/MDA - , dedicado a subsidiar a organização de uma base se dados sobre o meio rural brasileiro. As instituições concluíram que a diversidade e especificidade das fontes que foram trabalhadas exigiam que antes de disponibilizar os dados de cada uma delas, era necessário aprofundar-se na identificação e principalmente na descrição dessas fontes. — Após avaliar que o resultado do levantamento tinha sido muito significativo e que ele deveria ser ampliado, decidiu-se por transformá-lo em um sistema que pudesse ser disponibilizado para a Sociedade Civil na Internet - conta a socióloga Sirlei de Oliveira, supervisora técnica de projetos do Dieese.
A idéia é realizar o levantamento, a identificação e a caracterização detalhada de fontes de informações sobre o meio rural brasileiro, indicando desde as instituições produtoras dessas informações, até detalhes sobre o tipo de dado disponibilizado em cada uma delas. — O sistema pretende organizar e disponibilizar um cadastro sistematizado com informações detalhadas sobre as fontes de dados que abordam o meio rural brasileiro, por meio da identificação e descrição de variáveis, de sua abrangência, possibilidades de cruzamento, séries históricas disponíveis, formato de apresentação e de acesso aos dados. Essa ferramenta, portanto, democratizará o acesso para as potencialidades e limitações de cada fonte, orientando e qualificando a sua própria utilização ao oferecer esse instrumental a um público bastante amplo, diversificado e não apenas especializado - explica Adriana Lopes, coordenadora de Estudos e Pesquisas do NEAD.
Por meio de uma plataforma tecnológica em web com interface amigável, o sistema permitirá rápida e objetiva identificação do conteúdo de cada fonte ou subfonte. Segundo Sirlei, o sistema facilitará o acesso às informações e contribuirá para suprir uma grande lacuna que é a dificuldade no acesso aos dados sobre o meio rural brasileiro. — A iniciativa é voltada para a sociedade em geral, mas os principais usuários serão gestores de políticas públicas (municipais, estaduais e federais); entidades sociais; dirigentes sindicais; especialistas e pesquisadores que atuam em temas relacionados ao meio rural brasileiro - informa Sirlei.
O sistema poderá auxiliar o trabalho de pesquisadores, de gestores de políticas públicas (municipais, estaduais e federais); entidades sociais; dirigentes sindicais; especialistas que atuam em temas relacionados ao meio rural pela facilidade que eles terão no acesso às principais instituições produtoras de informação, bem como às subfontes ou pesquisas sobre o meio rural brasileiro, que pela primeira vez estarão reunidas em um único sistema, facilitando e agilizando as pesquisas e os estudos sobre o tema foco desse sistema.
A concepção do sistema e o modo de disponibilizá-lo estão sendo discutidos, mas a idéia inicial é que ele seja hospedado na página do Dieese com acesso também a partir do Portal do NEAD. (NEAD -Núcleo de Est. Agrários e Des. Rural, 13/06/2005)