Novo gasoduto vai abastecer América Latina
2005-06-14
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) poderá financiar em parte a construção de um gasoduto que sairá do Peru e abastecerá quatro países: Chile, Argentina, Brasil e Uruguai. Ontem, os ministros de Economia e de Energia dos cinco países, reunidos em Lima (Peru), divulgaram nota conjunta em que defendem a necessidade de interconexão de suas redes de gás.
Segundo eles, o projeto permitirá a expansão dos mercados e a redução dos riscos da indústria de gás. A iniciativa foi reforçada pela crise boliviana, que ameaça o abastecimento de gás no Brasil e na Argentina. A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, participou do encontro, ao qual compareceram, além dos ministros dos outros quatro países, o presidente do Peru, Alejandro Toledo. Eles concordaram em iniciar um estudo de viabilidade sobre o gasoduto que, se concretizado, deverá operar a partir de 2007.
O projeto será também apresentado à Cúpula do Mercosul, que se reunirá na próxima segunda-feira (20/06), em Assunção - Paraguai.
(DC, 13/06)