EPA rejeita pretições de três Estados norte-americanos sobre gasolina oxigenada
2005-06-14
A Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) rejeitou petições da Califórnia, de Nova Iorque e de Connecticut para desconsideração do requerimento que previa a oxigenação da gasolina reformulada (RFG).
– O Congresso requereu o uso de oxigenantes como parte do programa de combustível limpo e deixou isto claro, de modo que apenas serã perdoados os pedidos se os Estados demonstrarem que isto previne ou interfere com as habilidades dos Estados de atingirem os padrões de qualidade do ar nacionais. Califórnia, Nova Iorque e Connecticut não fizerma esta demonstração, disse o administrador assistente da EPA para o Ar, Jeff Holmstead.
A EPA disse que esta ação segue uma extensiva revisão das informações submetidas por cada Estado em suporte á sua petição. Esta é a segunda resposta da agência à Califórnia, que processou a EPA após a agência ter negado a petição original ao Estado, em 2001. A EPA disse que sua negativa da petição da Califórnia está baseada na falta de provas de que os impactos das emissões, a partir de um eventual perdão, poderiam levar a qualquer atendimento dos padrões de qualidade do ar para neblinas ou material particulado.
Segundo a EPA, nem Nova Irorque, nem Connecticut submeteram os dados técnicos necessários para que a agência determine qual o impacto que a dispensa ou perdão poderia ter sobre a qualidade do ar. (Capitolium News, 13/6)