Empresa britânica testa urina de ovelha como combustível
2005-06-14
Uma empresa de ônibus britânica utiliza urina de ovelhas, de maneira experimental, para fazer motores mais ecológicos para seus veículos, segundo informação do diário The Guardian.
A empresa Stagecoach dotou um de seus ônibus na localidade de Winchester com um tanque desse resíduo animal, que é pulverizado mediante um sistema de injeção das emissões de óxidos nitrosos danosos que emitem os tubos de escapamento.
Uma empresa de fertilizantes encarga-se da coleta da urina dos animais e seu posterior refino, a fim de purificá-la. O amoníaco contido na uréia regae com o óxido nitroso dos fumos do tubo de escape e os converte em nitrogênio e vapor de água, emissões menos danosas à atmosfera.
Este motor de ijeção de uréia foi desenvolvido por uma fábrica da Cummins da localidade britânica de Darlington. O ônibus realizou seu primeiro trajeto com passageiros no mês passado.
Andrew Dyer, diretor da Stagecoach, disse que este sistema é o último em tecnologia ecológica e poderia ser a chave para a fabricação de veículos mais limpos. A iniciativa conta com o apoio das autoridades de Hampshire, no marco do programa local para a redução da poluição. (El Mundo, 13/6)