Cientistas da Califórnia encontram solução natural para o aquecimento global
2005-06-14
O dióxido de carbono (CO2) que provém da queima de combustíveis fósseis será absorvido pelos oceanos, o que resolveria o aquecimento global, afirmou um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia. O problema é que essa solução demorará 100 mil anos para se completar, exatamente como ocorreu com o último aquecimento que sofreu a Terra, há 55 milhões de anos.
Segundo um estudo publicado pelos cientistas na última edição da revista Science, a prova da solução foi encontrada nos sedimentos marinhos que se depositaram durante o período de aquecimento global chamado Máxima Termal Paleoceno-Eoceno (PETM, na sigla em inglês). Esses sedimentos revelaram uma mudança repentina da química marinha que começou a se desenvolver a partir do PETM, que foi seguido por período de ampla e lenta recuperação. Segundo James Zachos, professor de ciências da Terra da Universidade da Califórnia, muito pouca gente chegou a pensar qual foi o destino de todo o carbono e o que ocorreu para que ele tivesse desaparecido do planeta. - O tempo de recuperação é muito grande. Passarão dezenas de milhares de anos antes que esse dióxido de carbono atmosférico comece a baixar a níveis pré-industriais - disse Zachos.
A comunidade científica concorda que os oceanos têm uma enorme capacidade de absorver o dióxido de carbono da atmosfera. Segundo os cientistas, resultados de investigações internacionais indicaram este ano que os oceanos captaram quase a metade do CO2 que o homem produziu nos últimos 200 anos, ou seja, 120 bilhões de toneladas de carbono. (FSP, 12/06)