Companhias de petróleo e montadoras do mundo pedem maior controle sobre carbono
2005-06-14
Os dirigentes de algumas das mais importantes empresas do mundo, como BP, Volkwagen e Ford, fizeram um pedido aos líderes do G-8 para que acertem um mecanismo global de troca de emissões de carbono que permita um melhor controle.
Os líderes das 24 grandes empresas britânicas, se reuniram na quinta-feira (09/06) em Londres com o primeiro-ministro Tony Blair, que quer fazer da mudança climática uma das duas grandes prioridades – junto à luta contra a pobreza na África- da próxima cúpula desse grupo de nações industriais em Gleanagles (Escócia), no início de julho.
Segundo um relatório a ser divulgado em breve pela empresa Henderson Global Inventors, mencionado pelo jornal Financial Times em sua edição do dia 10, as empresas britânicas desempenham um importante papel nas emissões de dióxido de carbono. O Reino Unido produz 2,2% desses gases, mas as 100 companhias que cotam na Bolsa britânica, representam 1,6% do total mundial dessas emissões. As emissões geradas pelos produtos vendidos por cinco das principais companhias dos setores petroleiro e mineiro representam mais de um décimo das emissões globais de combustíveis fósseis. (GM, 13/06)