Curso de jornalismo ambiental capacitará profissionais da área
2005-06-13
O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) comemora no próximo dia 22, seu 15º aniversário. E para marcar a data está realizando, em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do Sindicato dos Jornalistas e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Curso de Extensão Universitária em Jornalismo Ambiental.
A capacitação dos comunicadores é uma das finalidades estabelecidas no Estatuto do Núcleo de Ecojornalistas. E o curso tem por objetivo qualificar jornalistas profissionais e estudantes, a partir do quinto semestre dos cursos de Jornalismo, para realizarem a cobertura das questões referentes à preservação e recuperação ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
A professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FABICO) da UFRGS e diretora institucional do NEJ/RS, Ilza Girardi, explica que o curso foi estruturado com a intenção de fazer inicialmente uma recuperação da história e dos fundamentos filosóficos que geraram essa sociedade desconectada com a sua própria natureza, bem como o desequilíbrio ecológico decorrente dessa visão de mundo. Em sua conclusão, o curso contempla os principais problemas ambientais do estado e país na visão de pessoas que têm trabalhado ao longo dos anos no movimento ecológico para termos um meio ambiente equilibrado.
O curso disponibilizará 45 vagas e se realiza das 8h30min às 12h30min, no Plenarinho da Reitoria da UFRGS, na Av. Paula Gama. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3316.5380 (com Suzana, pela manhã e Giovani ou Berenice, à tarde). O candidato deverá fazer o pagamento de uma taxa de R$ 20,00 e enviar fax do recibo para o número (51) 3316.5435. O número da conta será informado no momento em que for feita a inscrição.
(Ecoagência, 13/06)