Generg vai financiar construção de 22 parques eólicos em Portugal até 2007
2005-06-13
A Generg vai investir, até 2007, 480 milhões de euros na construção de 22 parques eólicos, com uma capacidade instalada de 442 megawatts (MW), informou, na última quarta-feira (8/6), o presidente do grupo que se dedica à produção de energia a partir de fontes renováveis.
Também na quarta-feira (8/6), foi formalizada, em Lisboa, a operação de financiamento entre a Generg, o Banco Europeu de Investimentos e um consórcio bancário constituído pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, Caja Madrid e Banco BPI. De acordo com Carlos Monjardino, os parques estarão todos a funcionar até final de 2007, quando a Generg passar a ser responsável por uma produção de electricidade equivalente a cerca de 20 por cento do consumo de energia a partir de fontes renováveis em Portugal.
Os 442 MW de energia produzida a partir do vento vão juntar-se aos 33 MW de capacidade das nove mini-hídricas que a Generg já dispõe. Atualmente, funcionam quatro parques eólicos, com uma capacidade de 50 MW, e todos os outros estão em construção ou em desenvolvimento, disse Carlos Monjardino.
O projeto eólico conta com um financiamento de 365 milhões de euros do Banco Europeu de Investimentos e do consórcio bancário. Segundo Carlos Monjardino, o restante será financiado por fundos próprios do grupo, que tem como acionistas a Lusenerg (57,5%) e o grupo belga Electrabel (42,5%). (Ecosfera, 12/6)