Catadores de Santa Maria protestam
2005-06-13
Dezenas de catadores que trabalhavam no lixão da Caturrita, em Santa Maria, antes da interdição, foram às ruas na quinta-feira (9/6), mais uma vez, para mostrar sua indignação. Às 9h, 10 carroças saíram da frente da Escola Adelmo Simas Genro, na Vila Pôr-do-Sol, em direção à prefeitura. Algumas carregavam faixas de protesto.
Eles esperavam ser atendidos pelo prefeito Valdeci Oliveira mas não tiveram sucesso. Uma comitiva do grupo tentou entrar no prédio da administração, mas foi impedida por seguranças. O protesto foi apoiado por mototaxistas não-legalizados, que pedem mais vagas, e por invasores da Vila Natal, que querem a regularização da área onde moram há seis meses. (Diário de Santa Maria, 10/09)
Polícia Ambiental de São Gabriel recebe barco da prefeitura
O prefeito de São Gabriel, Balbo Teixeira, entregou para o Policiamento Ambiental de São Gabriel, um barco Mirim 500, resultante de uma pena imposta pela Justiça, por uma infração ambiental cometida durante o início da obra do Parque Municipal, realizado pela administração municipal passada. O Município foi penalizado em 2004, pois a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos cortou árvores nativas de uma das sangas que atravessa a cidade. A corticeira, árvore símbolo do Rio Grande do Sul é protegida por lei. (Folha da Fronteira, 10/06)