Especialistas discutem lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção
2005-06-10
Um grupo de especialistas da flora brasileira está reunido em Belo Horizonte (MG), desde terça-feira (7) até sábado (11) para a revisão e definição da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Também chamadas de listas vermelhas, elas são um importante instrumento de gestão ambiental por possibilitarem o estabelecimento de programas prioritários para proteção da biodiversidade.
As informações contidas nestes documentos fornecem subsídios para a formulação de políticas de criação de unidades de conservação, fiscalização e definição sobre a aplicação de recursos técnicos, científicos, humanos e financeiros em estratégias de recuperação da flora ameaçada.
Pesquisadores do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e de várias universidades, museus, jardins botânicos do Brasil e do exterior e outras organizações trabalharam durante 10 meses no levantamento das espécies ameaçadas. Foi realizada uma consulta ampla na qual foram indicadas as espécies que compõem a lista prévia. Esta foi amplamente analisada pelos especialistas e interessados através de um banco de dados on line, desenvolvido pela Fundação Biodiversitas, coordenadora executiva do projeto, com o propósito de facilitar a consulta.
As espécies ameaçadas são classificadas a partir de critérios adotados pela IUCN - União Mundial para a Natureza. São evidenciadas pelo isolamento e/ou declínio populacional e extensão de suas áreas de ocorrência. Concluídos esses dados, as espécies são agrupadas nas seguintes categorias: Dados Deficientes, Quase Ameaçadas, Vulneráveis, Em Perigo, Criticamente em Perigo, Extintas na Natureza e Extintas.
Após concluída, a lista deverá ser aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente que a tornará oficial através de portaria. A lista em vigor da flora brasileira ameaçada de extinção foi oficializada em 1992, pela portaria nº37-N, de 3 de abril.
Os trabalhos serão inicialmente realizados em seis grupos: Briófitas, Pteridófitas; Gimnospermas, Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.
(Ibama, 08/06)