Conselho de ministros espanhóis aprova hoje plano contra incêndios florestais
2005-06-10
O Conselho de Ministros dará luz verde, hoje (10/6), ao Plano de Prevenção e Luta contra Incêndios Florestais, o qual contará com a participação de vários gabinetes. Além disto, os membros do Executivo analisarão um informe de Meio Ambiente sobre o anteprojeto que prevê modificar a Lei de Montes para que não se possa construir em superfícies queimadas durante 30 anos.
A sessão do Conselho, presidida pelo chefe de governo, José Luis Rodríguez Zapatero, será presenciada por todos os membros do gabinete, com exceção da ministra da Cultura, Carmen Calvo, que se encontra em Córdoba. Entre outras medidas previstas para hoje, segundo informaram fontes do governo, está a decisão de preservar 700 hectares para construir o denominado porto exterior de La Coruña e a modificação do regulamento de imposto que afeta a tributação dos não residentes.
Da mesma forma, o governo acertará que 300 técnicos da Inspeção de Trabalho colaborem com as Comunidades Autônomas na prevenção de riscos laborais.
O Conselho de Ministros tem a intenção de elevar a porcentagem de gastos de difícil justificativa de agricultores e pecuaristas no que se chama estimativa direta simplificada com o objetivo de ressarcir-lhes, em parte, pelo incremento do preço dos hidrocarbonetos. Além disto, o governo aprovará uma convênio com a Cantábria em matéria de ifnra-estrutura rural. (El Mundo, 10/6)