Coréia do Norte admite fabricação nuclear
2005-06-10
A Coréia do Norte tem bombas nucleares e está fabricando outras, declarou nesta quarta-feira (8/6) o vice-ministro das Relações Exteriores deste país, Kim Gye Gwan, em entrevista à rede americana ABC. Ao ser perguntado se a Coréia do Norte possui bombas nucleares, o vice-ministro respondeu: –Nós temos.
Sobre a quantidade, o negociador da parte norte-coreana foi taxativo: temos bombas nucleares suficientes para nos defender contra um ataque americano. Em relação a quantas nós temos, isso é segredo. À questão sobre se os norte-coreanos estão fabricando outras bombas, Gye Gwan respondeu que sim.
- Quero que sabiam que nossos cientistas têm o conhecimento comparável com outros cientistas no mundo. Você pode entender isso como quiser, completou.
- Nosso programa nuclear não tem vocação de atacar os Estados Unidos. Não temos nenhuma intenção de atacar os Estados Unidos, frisou.
No início de maio, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que Pyongyang tem pelo menos seis armas nucleares. Washington acredita, por sua vez, que a Coréia tem uma ou duas bombas e que já pode ter processado plutônio suficiente para mais meia dúzia. Além disso, teriam um arsenal de mísseis. Nos últimos dias, a Casa Branca deu sinais, porém, de sua esperança na retomada das negociações multilaterais (EUA, Rússia, Japão, China e as duas Coréias) sobre o programa nuclear do regime comunista.
- Queremos que, quando retomarmos as negociações, a Coréia do Norte esteja pronta para conversar de forma substancial e séria sobre os meios de avançar a respeito da proposta que está na mesa. E nos concentraremos nisso - declarou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, nesta quarta-feira. O diálogo sobre o tema está paralisado há um ano e a Coréia do Norte se comprometeu a retomá-lo, de acordo com Washington. (Correio Web, 8/6)