Vulcão Colima apresenta fortes explosões
2005-06-10
As fortes explosões que sacodem há semanas o vulcão Colima, no México, provocaram a formação de uma vala pela queda de material incandescente e algumas emissões de fumos. Os cientistas que vigiam a montanha esperam poder prever ao menos com duas horas de antecedência a pontente erupção que pode se produzir nos próximos dias.
A Proteção Civil do Estado de Jalisco informou que o aumento da atividade interna do vulcão, o mais ativo do México, indica que é provável que, nas próximas horas, se produza uma explosão de notável magnitude.
–Estamos vendo que cada vez são maiores os microssismos internos. Isto nos faz pensar que haverá uma explosão, mas não sabemos se será de maior ou menos magnitude em relação às registradas há três semanas, afirmou o diretor de Proteção Civil estatal, Trinidad López Rivas. As declarações de Rivas foram dadas ao término de una reunião no Estado de Colima, a oeste do México, no comitê científico de avaliação que supervisiona a atividade do vulcão, de 3.860 metros de altura.
O ressurgimento da atividade vulcânica do Colima, localizado entre o Estado de mesmo nome e o de Jalisco, a cerca de 430 quilômetros a oeste da Cidade do México, fez com que as autoridades mexicanas passassem a tomar maiores precauções com relação à segurança dos moradores. Inclusive foi iniciada a evacuação de dezenas de pessoas em alguns povoados como Juan Barragán, no município de Tonila, onde existem apenas 48 pessoas em suas casas. (El Mundo, 10/6)