Morador de Cachoeirinha reclama de lixo acumulado
2005-06-09
Moradores do bairro Vila da Paz, em Cachoeirinha, reclamam do acúmulo de lixo na via, que concentra residências, colégio e empresas. Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Osmar Stuart, na rua Vereador José Stuart da Silva, têm de passar por restos de animais e alimentos em estado de decomposição, galhos secos de árvore e móveis velhos, entre outros detritos. Muitos insetos se concentram em torno da área e por ali veículos de grande porte não conseguem passar. Segundo trabalhadores do entorno, os motoristas desviam da rota e os taxistas preferem não passar pela rua.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Beno Aurélio Herbert, prometeu que a limpeza será efetuada ainda esta semana e ressaltou que a prefeitura lançará campanha de educação ambiental para conscientizar a população sobre o lixo doméstico.
O problema se repete há cinco anos, conforme disse um morador. - Já fui diversas vezes até a prefeitura. Se eu não chamar, eles não vêm limpar -, reclamou. A orientadora educacional Ana Maria, que atua na escola Osmar Stuart, confirma que o impasse é antigo. — É um descaso com esse trecho da cidade. Segundo funcionários do Centro de Atividades do Sesi, em dias chuvosos, a situação se agrava. A dentista Maria Elizabeth disse que a rua não é asfaltada e há muitos buracos. Quando chove, os pacientes não aparecem.
Moradores contam que o lixo é despejado por carroceiros e empresas. O secretário afirmou que outras avenidas vêm enfrentando o mesmo problema e que a prefeitura não consegue dar conta da demanda. A prefeitura disponibiliza seis caminhões e três retroescavadeiras para realizar a limpeza das ruas. Herbert informou que, além de lançar campanha de conscientização ambiental, pretende intensificar as fiscalizações para identificar e punir os poluidores. - Mas o trabalho só terá sucesso se contar com comunidade.- (CP, 08/06)