Assembléia paulista aprova projeto de microbacias
2005-06-09
A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que libera recursos correspondentes a até 36,3 milhões de dólares para produtores rurais que ocupam regiões das microbacias hidrográficas paulistas. A verba deve ser utilizada para combater a degradação do solo e da água nessas áreas.
O Projeto de Lei 549/2004, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados, por unanimidade, nesta terça-feira, 7/6. Além de subvenção econômica em atividades como construção de cercas para proteção de mananciais e de abastecedouros comunitários, uso, manejo e conservação do solo e da água, os recursos serão utilizados para doação de sementes e mudas de espécies florestais nativas.
Serão abrangidas pelo projeto as microbacias incluídas no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, instituído com recursos de empréstimo que o governo paulista obteve junto ao Banco Mundial. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento estadual ficará encarregada de selecionar as microbacias prioritariamente beneficiadas e, dentro delas, quais as atividades agrícolas que receberão subvenção e o montante destinado.
Os produtores rurais, por sua vez, terão que assinar termo que os comprometa com a adoção e manutenção das práticas preservacionistas. Caso descumpram esse termo, ficarão obrigados a restituir ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Banco do Agronegócio Familiar), com atualização monetária, o valor equivalente às subvenções concedidas e às mudas e sementes doadas. (Assembléia Legislativa de São Paulo, 8/6)