Manifestantes ocupam sete campos de petróleo na Bolívia
2005-06-09
Grupos de manifestantes indígenas ocuparam ontem (8/6) sete campos petrolíferos explorados pela companhia hispano argentina Repsol YPF e pela britânica BP no departamento boliviano de Santa Cruz. Esta e outras mobilizações fazem parte de a estratégia de pressão com que os protagonistas do protesto que se arrasta desde maio tentam obter a antecipação das eleições.
Os campos tomados são conhecidos como Vibora, Sirari, Yapacanó e Penocas, de Repsol YPF, a 150 quilômetros da cidade de Santa Cruz, segundo confirmou ao jornal espanhol El Mundo o presidente da companhia na Bolívia, Julio Gavito. Os poços estão ocupados pacificamente, conforme Gavito.
Devido a esta situação, o país precisou suspender as extrações de óleo cru, que são da faixa de 2,6 mil a três mil barris diários, apesar de a companhia esperar recuperar este desempenho nos próximos dias. Gavito explicou que os poços mais produtivos estão localizados no sul de Santa Cruz, de donde se extrai o gás natural.
Outros grupos indígenas ocuparam os poços de Suárez, Los Cucis e Patujusal, explorados por BP, a uns 120 quilômetros de Santa Cruz. (El Mundo, 8/9)