Cientistas pedem ação contra efeito estufa
2005-06-09
Cientistas de 11 países, entre eles Estados Unidos, China e Brasil, assinaram um comunicado conjunto para declarar que a humanidade é a maior fonte do aquecimento global, e que o assunto exige providências imediatas. A declaração foi divulgada a um mês da cúpula do Grupo dos Oito (G8). O aquecimento global estará no topo da agenda da cúpula, que acontece em julho na Escócia.
Embora haja praticamente um consenso científico sobre a influência do homem sobre o aquecimento global, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, parece não estar convencido.
Os EUA se retiraram do Protocolo de Kyoto. O premiê britânico, Tony Blair, fez do aquecimento global uma das principais plataformas para a presidência do país no G-8. Blair já pediu providências mundiais para conter as emissões e insistiu que a cúpula do G-8 estabeleça um programa de ações. A reunião ocorre entre 6 e 8 de julho, em Gleneagles, na Escócia.
Um esboço divulgado no mês passado com a declaração sobre o clima que deve ser assinada na cúpula não mencionava o aspecto científico nem continha cronogramas ou metas. As academias de ciências também evitaram falar em metas, pedindo em vez disso medidas de bom custo-benefício para cortar as emissões. (GM, 8/6)