Amazônia é fonte de poluição, diz jornal americano
2005-06-09
O jornal americano Los Angeles Times afirma que o acelerado ritmo das queimadas está acabando com o mito de que a floresta amazônica é o pulmão do mundo. Longe de limpar a atmosfera, a Amazônia é hoje uma importante fonte de poluição, diz a reportagem.
Queimadas aceleradas e desflorestamento, principalmente pelas mãos de madeireiros ilegais ou fazendeiros, liberam aos ares centenas de milhões de toneladas de dióxido de carbono todos os anos. Segundo o jornal, o Brasil agora é um dos principais produtores de gases estufa, em grande parte graças à Amazônia, fonte de dois terços das emissões do País.
- Não é o pulmão do mundo - diz Daniel Nepstad, um ecologista americano que estudou a Amazônia por 20 anos. - Está provavelmente queimando mais oxigênio do que produzindo - afirma o especialista entrevistado pelo jornal.
O papel da Amazônia como principal fonte de poluição está diretamente ligada ao ritmo crescente de destruição da área nos últimos 25 anos, diz o Los Angeles Times. A porção brasileira da floresta corresponde a mais de 50% do ecossistema.
O jornal diz que, entre 1979 e 2004, foram cortados ou queimados mais de 19 mil metros quadrados de floresta por ano. Ao longo de 25 anos, a área equivale ao desaparecimento de uma floresta do tamanho do Estado americano da Califórnia. (Terra Notícias, 8/6)