Portugal abre campanha de reciclagem de radiografias usadas
2005-06-08
As radiografias que já não fazem falta podem ser entregues desde a última segunda-feira (6/6) nas farmácias de Portugal. Trata-se da 10ª campanha de reciclagem promovida pela Assistência Médica Internacional (AMI), que reconverte e vende a prata das chapas para aplicar nos seus projetos.
Qualquer radiografia com mais de cinco anos de obtenção ou sem valor clínico poderá ser entregue nas farmácias do continente e das ilhas até ao dia 24 de junho.
Quando queimadas, as radiografias são poluentes devido ao nitrato de prata que faz parte da sua composição. No entanto, depois de passar pela reciclagem, cada tonelada de radiografias rende dez quilos de prata, que é depois vendida no mercado.
A AMI utiliza depois o dinheiro que rende a venda da prata nos seus projetos sociais em Portugal e nas missões de auxílio no estrangeiro. A campanha de reciclagem da AMI realiza-se desde 1996 e já recolheu desde então cerca de 700 toneladas de radiografias. No ano passado, foram recolhidas 87,5 toneladas. (Ecosfera, 6/7)