Governo português pede seis milhões de euros à Espanha devido ao baixo caudal do Douro
2005-06-08
O governo português reclama de Espanha o pagamento de seis milhões de euros de indenização devido ao baixo caudal de água no rio Douro, segundo informou na segunda-feira (6/6) o diário El Pais. O pedido de indenização é sustentado no convênio assinado entre os dois países em 1998, que prevê penalizações no caso de a Espanha não cumprir determinados níveis de caudais estabelecidos entre os dois países.
Neste caso, Portugal reclama menos 300 hectômetros cúbicos no rio Douro, uma situação que é particularmente grave face ao período de seca que o país atravessa desde o ano passado.
Esta é a primeira vez que Espanha não cumpre o convênio de Albufeira. No último dia 31 de maio, representantes dos dois países reuniram-se para tratar do problema da escassez de água no rio Douro, quando concluíram que faltavam três milímetros por metro quadrado de água na bacia do rio em relação ao limite de excepção previsto no convênio.
A redução da capacidade hídrica do Rio Douro é particularmente penalizadora para a produção de eletricidade, obrigando empresas de energia a recorrerem a fontes fósseis. (Ecosfera, 7/6)