Lixo espacial deve chegar ao Pacífico dia 16
2005-06-08
Os cosmonautas da Estação Espacial Internacional têm um incômodo a enfrentar: o lixo, que retira ainda mais o seu espaço vital. Há alguns dias, dois astronautas a bordo da estação empacotaram mais de uma tonelada de rejeitos e equipamentos imprestáveis acumulados a bordo para enviar esse material de volta à Terra.
–Serguéi Krikaliov e John (csomonautas) começaram hoje a carregara a nave Progress M-52 com rejetiso e equipamentos fora de uso, disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE), à agência de notícias russa Itar-Tass. Segundo Lindin, este é um trabalho muito exaustivo, pois os cosmonautas deverão carregar peça por peça em bolsas e instrumentos acumulados na estação, onde já começa a faltar espaço.
–A estação está sobrecarregada e os cosmonautas já ocuparam todos os espaços possíveis com equipamentos que esperam transporte para os Estados Unidos, afirmou Linden, em alusão a instrumentos e equipamentos fora de uso, mas que ainda podem ser recuperados.
Segundo Lindin, quando estiver cheio de lixo, o cargueiro Progress M-52 se desprenderá da estação para ser lançado em uma zona remota do Oceano Pacífico, no próximo dia 16. Deverão cair no oceano 2,5 toneladas de lixo. (El Mundo, 7/6)