Reserva de água cai quase um ponto por semana na Espanha
2005-06-08
A situação das reservas de água na Espanha continua sendo preocupante. Há uma semana, as bacias reduziram suas reservas e estão com 58,3% de sua capacidade, quase um ponto a menos do que na semana anterior. Além disto, os principais rios espanhóis perderam 41,03% de seu caudal em um ano.
Atualmente existem 31.016 hectômetros cúbicos de água represada, o que representa una diminuição de 468 hectômetros cúbicos com respeito aos níveis da semana anterior. As bacias mais preocupantes continuam sendo as da vertente mediterrânea, especialmente a do Segura (com 17% de sua capacidade) e a do Júcar (com 30,7%), embora as reservas do Tajo e as bacias internas da Catalunha sejam também pouco abundantes.
Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, as precipitações nesta semana foram escassas em toda a Espanha. A máxima ocorreu em Navacerrada, com 31 litros por metro quadrado.
A situação não é melhor nos rios espanhóis, que perderam 41,03% de seu caudal durante o ano passado por causa da escassez de chuvas. Assim, a quantidade de metros cúbicos que passa a cada segundo pelas estações medidoras das bacias hidrográficas é muito menor à do ano passado na mesma época. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o rio mais caudaloso hoje é o Duero, que, na estação de Castro (Zamora) registra um caudal de 165,51 metros cúbicos por segundo, uma quantidade superior em quinze metros cúbicos à que passava por esse ponto no mesmo período do ano passado. (El Mundo, 7/6)