Município pernambucano terá fábrica de biodiesel
2005-06-07
O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, será beneficiado com a construção de uma fábrica de biodiesel, que vai usar a mamona como matéria prima. O empreendimento receberá financiamento de R$ 1 milhão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Convênio para viabilizar a instalação da unidade será assinado hoje entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o prefeito de Pesqueira, João Eudes Machado, durante o seminário Biodiesel e o Nordeste. O evento vai reunir no Mar Hotel, em Boa Viagem, políticos, pesquisadores e especialistas e representantes de instituições públicas.
O ministro informou que a nova fábrica vai processar inicialmente 2,5 mil toneladas de mamona. Ele lembrou que o biodiesel, combustível renovável, produzido a partir de oleaginosas, a exemplo de soja, mamona, babaçu e girassol, vai permitir ganhos a economia do país, a partir da redução das importações de diesel de petróleo, além de preservar o meio ambiente e gerar empregos no campo e na indústria. (Agência Brasil, 6/6)