Paranaenses pedem a Lula conservação de floresta de araucárias
2005-06-07
Um cartão postal e um manifesto, assinados por paranaenses, foi endereçado domingo ao presidente Lula, pedindo a criação de espaços de conservação no Paraná e em Santa Catarina. Todas as comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente desta última semana, no Paraná, foram voltadas para a preservação da Floresta de Araucárias, ecossistema único no planeta, que é encontrado exclusivamente no Sul do Brasil.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o Paraná é pioneiro nas grandes ações ambientais no País. Ele apresenta números para justificar sua afirmação - — Está sendo desenvolvido no Paraná o maior programa de reflorestamento de matas ciliares do mundo, com 90 milhões de mudas nativas plantadas. É atualmente o Estado brasileiro com maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no País, com um total de 200 áreas. No Brasil, tem o maior programa de recolhimento de embalagens de agrotóxicos no campo. No ano passado, recolheu 4 mil toneladas, o equivalente a 25% de toda a tonelagem brasileira.
Um projeto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer criar cinco novas áreas de proteção ambiental no Paraná e três em Santa Catarina. O objetivo é preservar o que resta das florestas de araucária nos dois estados.
As áreas de floresta com araucária, em diversos estágios de sucessão, cobriam originalmente, no Paraná, cerca de 7,38 milhões de hectares em 1890. O desmatamento fez com que este número chegasse a 269 mil hectares em 1984 e atualmente o estado possui apenas 0,8% das araucárias que teve há cerca de 100 anos. (Agência Brasil, 6/6)