Maior limpeza radioativa da história americana ocorre no Colorado
2005-06-07
Aos pés das colinas de Faltiron, no Colorado (Estados Unidos), está sendo realizada a maior limpeza de resíduos nucleares jamais vista na história norte-americana. O trabalho aproxima-se de seus estágios finais. Por mais de três décadas, o local serviu de abrigo para Rocky Flats, uma fábrica ultra-secreta de fabricação de plutônio para o arsenal nuclear do governo. A planta foi fechada em 1989 pelo FBI, e a contratante do Departamento de Energia, Rockwell International, foi considerada culpada pelo descarte ilegal de resíduos radioativos.
Hoje existem poucas pistas visuais remanescentes da história de Rocky Flats. O sítio, de 6.266 acres – do tamanho aproximado de Manhattan – está sendo transformado em refúgio de vida selvagem. Deverá ser reaberto em 2008 como espaço de visistação pública. Sua descontaminação, ao custo de US$ 6,8 bilhões, está para ser concluída em outubro, segundo o coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado, Steve Gunderson. Segundo ele, mais de 39,5 mil contêineres de resíduos radioativos de cerca de 20 mil jardas cúbicas (material transurânico) foram para seu destino final em uma planta piloto de isolamento de resíduos em Carlsbad, mno Estado do Novo México.
Foram escavados resíduos sólidos, retirados efluentes líquidos e removidos materiais contaminados, especialmente luvas utilizadas por trabalhadores para manuseio de material radioativo. Somente em luvas, foram 1,5 mil peças. Uma das inovações é a utilização de sistemas robóticos, para impedir o contato direto de trabalhadores em áreas mais afetadas pela radioatividade. (NY Times, 7/6)