7 de junho: Dia da Mobilização Nacional de Catadores
2005-06-06
Em 2001, durante o 1º Congresso Nacional de Catadores, em Brasília, foi deliberado que em todo dia 7 de junho os catadores sairiam às ruas para mostrar à sociedade a importância do trabalho que realizam diariamente nas cidades. Catadores de todo o Brasil fizeram grandes manifestações no ano passado reivindicando o reconhecimento da categoria e a remuneração do serviço que prestam às prefeituras, a toda sociedade e ao meio-ambiente. Novamente no próximo dia 7, catadores de diversos estados brasileiros farão manifestações, dessa vez reivindicando a inclusão da categoria nos programas de coleta seletiva de todos os Municípios e na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em Curitiba o Movimento Estadual prevê que pelo menos 200 catadores irão se concentrar na Praça Tiradentes, às 14:30h e, a partir das 15 horas, caminhar até o Centro Cívico, Praça Nossa Senhora da Salete, onde será realizada uma grande festa junina - ARRAIÁ DO CATADÔ, com apresentação de quadrilha. O Movimento Estadual de Catadores é responsável pela programação e pretende homenagear autoridades e entidades que se destacaram ao longo desse período no apoio e colaboração à organização dos catadores. Instituições que estão engajadas na luta dos catadores e que apóiam o Movimento Estadual, estão convidadas a participar do ato, e também da próxima reunião de organização, que acontecerá no dia 6 (segunda-feira), às 14 horas, na sede do Instituto Lixo e Cidadania, Rua Duque de Caxias, 445. Informações:
FELC-PR Margaret Matos de Carvalho, fone (41) 304-9000, e-mail margaret@prt9.mpt.gov.br, Instituto Lixo e Cidadania Marilza Aparecida de Lima, fone: (41) 3029-9389, e-mail lixoecidadania@pop.com. (Fórum Nacional Lixo e Cidadania, 3/06/05)