Governo espanhol quer evitar construção em áreas florestais queimadas
2005-06-06
O diretor-geral para a biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente da Espanha, José Luis Herranz, anunciou, em Coca, na Segóvia, que o governo redigirá, nos próximos meses, uma nova Lei de Montes, que, entre outras medidas, impedirá construir em superfícies queimadas ao menos durante 30 anos após o incêndio. O objetivo é evitar incêndios causados por especulação imobiliária.
Herranz, que participou neste Domingo à tarde (5/6), de uma jornada organizada em Coca pelo Partido Socialista Operário (PSOE) de Castilla e de León, relativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, assegurou que a nova Lei de Montes e a Lei Básica de Espaços Naturais serão as duas prioridades do governo do presidente José Luis Rodríguez Zapatero, em matéria de meio ambiente, para os próximos meses.
O diretor-geral também se referiu à necessidade de aumentar a sensibilização da população em matéria de prevenção de incêndios, já que, segundo ele, 90% dos fogos são produto de negligência. Ele também ressaltou a importância da colaboração das administrações em diferentes esferas para se chegar a esta meta. (El Mundo, 6/6)