Greenpeace protesta contra uso de Land Rovers na Inglaterra
2005-06-06
Ativistas da Greenpeace acorrentaram-se, no sábado (4/6), a modelos de carro Land Rover tração 4X4, em protesto contra a utilização desses carros, por causa da poluição que eles causam. O protesto, realizado na Inglaterra, teve também demonstrações junto a 30 revendas de carros durante o Dia Nacional de Ação contra o 4X4.
Entre os manifestantes estava o diretor de campanhas contra a poluição, Stephen Tindale. O ex-diplomata e conselheiro do Partido Trabalhista estava até ontem (5/6) sob custódia da Polícia, depois de atacar uma fábrica de Land Rover em Solihull, no mês passado, onde 30 voluntários conseguiram, por vreve período, parar a produção.
Chamando os chefes da Land Rover de criminosos do clima, Tindale disse: –Adotamos esta ação hoje para a Land Rover parar de vender esses carros destruidores do clima. Segundo ele, um Range Rover Sport movido a petróleo faz 12 milhas por galão, menos do que fazia um modelo T da Ford há 80 anos. –Em um mundo onde 150 mil pessoas estão morrendo diariamente por causa da mudança climática, vender carros assim é indefensável, argumentouTindale. Entregadores do automóvel em Londres, Leeds, Bristol, Birmingham, Manchester, Glasgow e Southampton foram afetados pelo protesto. (The Independent, 6/6)