Caixa oferece linha de financiamento para reciclagem de restos de material de construção
2005-06-03
A Caixa Econômica Federal lançou ontem (2/6) uma linha de financiamento para projetos de reaproveitamento de material da construção civil. Segundo o superintendente nacional de saneamento e infra-estrutura da Caixa, Rogério de Paula Andrade, o volume de recursos não foi estabelecido porque será utilizada a verba do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e um orçamento de R$ 2,7 bilhões destinados a projetos de saneamento em 2005.
Empresas privadas e órgãos públicos poderão solicitar o financiamento. Para Andrade, além de ter o caráter econômico, os recursos vão evitar que restos de obras sejam jogados em rios ou encostas e causem prejuízos ao meio ambiente.
— Empreendedores privados que queiram montar uma usina para reciclar os resíduos de construção podem buscar esses recursos, mas também prefeituras que desejem reaproveitar os restos de material de construção para pavimentação, recapeamento de ruas ou tapar buracos podem se habilitar ao financiamento, disse.
Para orientar os interessados, a Caixa Econômica Federal vai distribuir para todas as prefeituras um manual sobre manejos e gestão de resíduos da construção civil. A cartilha já está disponível na página da CEF na internet: www.caixa.gov.br.
O superintente da Caixa participa do seminário sobre resíduos sólidos no Rio de Janeiro. Este é o primeiro de uma série sobre o mesmo tema que será realizada até o final do ano em vários estados. (Agência Brasil, 2/6)