Austrália protesta contra plano japonês de expandir caça à baleia
2005-06-03
A Austrália lidera 15 países – incluindo Grã-Bretanha, França e Alemanha – em um protesto contra o plano do Japão de expandir a caça anual à baleia. O protesto foi realizado ontem (2/6).
O ministro do Exterior da Austrália, Alexander Downer, disse que uma delegação diplomática iria se encontrar com o Ministério das Relações Exteriores do Japão para requerer, com urgência, o fim do programa de caça à baleia. Uma delegação similar deverá se encontrar com representantes da Agência de Pescadores do Japão na próxima semana.
–Os japoneses submeteram planos ao comitê científico da Comissão Internacional de Caça à Baleia, os quais poderiam resultar na expansão de seu programa de caça no sul do oceano, disse Downer ao Parlamento. –Nosso governo é fortemente oposto a todas as formas de caça à baleia, comercial e científica, particularmente enquanto os estoques desta espécie continuam sob ameaça, acrescentou Downer. Ele disse que uma delegação seria liderada pelo embaixador da Austrália no Japão e incluiriam representantes da Irlanda, Itália, Suécia, México, Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Áustria, Finlândia, Holanda e Portugal.
A Austrália informou que o Japão quer aumentar a sua taxa anual de caça à baleia de 440, em 2005/2006, para 935, em 2006/2007. (PlanetArk, 3/6)