Enchentes e deslizamentos na China matam 71, diz governo
2005-06-03
Enchentes e deslizamentos no sul da China mataram pelo menos 71 pessoas e provocaram a retirada de mais de 200 mil do local. Nos últimos três dias, chuvas de verão intensas atingem a região, afirmou o governo nesta sexta-feira. A Província de Hunan é a mais afetada, com 49 mortos e cerca de 50 desaparecidos. As outras mortes ocorreram nas Províncias de Sichuan e de Guizhu.
O ministério estima as perdas econômicas em mais de US$ 330 milhões, já que milhares de hectares de plantios estão arruinados. Mais de 67 mil casas foram destruídas e cerca de 30 mil cabeças de gado morreram, revelou o ministério de Assuntos Civis em seu site.
No último verão, as enchentes mataram 1.343 pessoas. O governo afirmou que chuvas ainda mais fortes devem ocorrer nos próximos dias.
Centenas de pessoas morrem todos os anos na China por causa das fortes chuvas, geralmente entre os meses de junho e agosto. O problema tem piorado pelo desmatamento ocorrido no sul do país, onde a agricultura é uma das principais atividades. (Folha Online, 3/6)