Fepam e CPRM apresentam trabalhos sobre contaminação por mercúrio no RS
2005-06-03
A Fepam apresentará dois trabalhos em eventos internacionais no Rio de Janeiro no mês de junho. Foram realizados em conjunto com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e são os primeiros produzidos após a assinatura de Convênio CPRM-FEPAM, em fevereiro de 2005.
O primeiro é intitulado Contaminações por Mercúrio Antrópico em Solos e Sedimentos de Corrente de Lavras do Sul, RS, Brasil, por Carlos Antônio Grazia (CPRM) e Maria Heloisa Degrazia Pestana (FEPAM), a ser apresentado no Workshop Internacional de Geologia Médica, metais, saúde e ambiente, que ocorrerá até amanhã (3/6).
O segundo é Mercury contaminated soils in gold mining areas of Lavras do Sul, RS, Brasil, por Carlos Antônio Grazia (CPRM) e Maria Heloisa Degrazia Pestana (FEPAM), a ser apresentado na XIII International Conference on Heavy Metals in The Environment, que ocorrerá de domingo (05) a 09 de junho.
Ambos versam sobre contaminações naturais (geológicas) e antropogênicas em solos e sedimentos de corrrente coletados no município de Lavras do Sul. As contaminações antropogênicas são originadas pela mineração e beneficiamento de ouro. O principal contaminante é mercúrio, sendo que arsênio, cobre, chumbo e zinco também ocorrem em concentrações acima de níveis aceitáveis. (Fepam, 2/6)